Atualmente muitos brasileiros sofrem com o excesso de peso,e com as doenças que a obesidade  traz, em alguns casos mais graves, as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas são impossíveis de serem implementadas. Por esse motivo o SUS  agora tem uma solução para vida dessas pessoas, e promoveu […]

ONDE FAZER E COMO FUNCIONA A CIRURGIA BARIÁTRICA PELO SUS EM SP

Foto: Divulgação.

Atualmente muitos brasileiros sofrem com o excesso de peso,e com as doenças que a obesidade  traz, em alguns casos mais graves, as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas são impossíveis de serem implementadas. Por esse motivo o SUS  agora tem uma solução para vida dessas pessoas, e promoveu um projeto, no qual a redução de estômago tem deve ser realizada gratuitamente pelos serviços da SUS,esse projeto tem como foco aqueles que não têm condições de pagar uma cirurgia e precisam realmente fazer uma cirurgia bariátrica por motivos de saúde.

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é o método mais eficaz no tratamento da obesidade mórbida e controle do peso em longo prazo. As cirurgias antiobesidade podem ser procedimentos que limitam a capacidade gástrica, ou que interferem na digestão ou, ainda, uma combinação de ambas as técnicas. É um procedimento cirúrgico onde  o estômago é grampeado ou desviado ao levar a comida diretamente ao intestino delgado.

IMC

A maneira mais objetiva para classificar a obesidade é o Índice de Massa Corpórea (IMC). Pessoas com IMC acima de 40 são portadoras de obesidade mórbida. As principais indicações para a cirurgia bariátrica são: obesos com IMC maior que 40 kg/m² ou IMC acima de 35 kg/m², associado com doenças clínicas descompensadas pela própria obesidade.

Como Fazer pelo SUS?

Segundo o Ministério da Saúde para realizar a cirurgia de redução de estômago sem nenhum custo,pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é necessário entrar em uma fila de espera, os interessados deverão aguardar nessa fila e realizar uma bateria de exames e atender a alguns requisitos, veja alguns deles:

  • Portador de obesidade mórbida com índice de massa corpórea igual ou maior que 40Kg/m2, sem co-morbidades e que não responderam ao tratamento conservador.
  • O paciente não pode ter doenças psiquiátricas que interfiram no entendimento do que é o procedimento.
  • Portadores de obesidade mórbida com índice de massa corpórea igual ou maior que 40Kg/m2,portadores de doenças crônicas desencadeadas ou agravadas pela obesidade.
  • Pacientes com Índice de Massa Corpórea entre 35 e 39,9Kg/m2 portadores de doenças crônicas desencadeadas ou agravadas pela obesidade.
  • Deve ser realizado um acompanhamento multidisciplinar de no mínimo dois anos sem prescrever a cirurgia.

Onde Fazer em SP

– Veja onde é possível fazer a cirurgia bariátrica gratuita pelo SUS em SÃO PAULO – SP.

  • FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA MEC/MPAS
  • REAL E BENEMÉRITA SOCIEDADE PORT. DE BENEFICÊNCIA
  • IRM. SANTA CASA MIS. SÃO PAULO FAC. MED. S. CASA HOSP. UNIV. MEC MPAS
  • SES/SP CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI
  • CASA DE SAÚDE SANTA MARCELINA
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – HOSPITAL SÃO PAULO
  • FUNDAÇÃO ZERBINI – INCOR
PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2017. Todos os direitos reservados