O que é um Furunculo Como muitas pessoas sabem, esta tipo de doença, é algo que entristece e aflige muito as pessoas, trata-se de um tipo de doença que pode contagiar qualquer parte do corpo da pessoa, seja em qualquer superfície corporal, menos a planta do pé. o furunculo tem […]

O que é um Furunculo

Como muitas pessoas sabem, esta tipo de doença, é algo que entristece e aflige muito as pessoas, trata-se de um tipo de doença que pode contagiar qualquer parte do corpo da pessoa, seja em qualquer superfície corporal, menos a planta do pé. o furunculo tem algumas partes específicas do corpo em que tem a sua preferência para aparecer, entre elas, as regiões onde há pelos que permite a fricção e a alta transpiração como por exemplo, na região do pescoço, face, axilas, nádegas e virilha.

Veja também: Como Cuidar do Olho de Peixe

As causas mais aparentes, vem após a puberdade do homem e mulher, e sempre vem após o uso abusivo de substâncias gordurosas na pele, pelo fumo do cigarro, e também pelo uso de roupas justas, que levam à fricção. devido a um tipo de bactéria que vai penetrando na pele, ocorre uma inicial infecção superficial na pele, em seguida ela se dissemina e acaba formando a lesão característica, com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido, se tornando então, o temido furunculo.

Geralmente, ocorre a evolução desta infecção, porém sem muitas complicações, mas quando elas ocorre, é devido há uma ruptura da barreira de proteção, a que é formada pelo sistema imunitário, com isso, consequentemente, ocorre a disseminação das bactérias. A causa mais importante deste fato, é devido as pessoas tentarem espremer os furúnculos, achando que se trata apenas de uma espinha, isso pode fazer com que as bactérias caiam na corrente sanguínea e vão infectar outros locais no corpo, portanto, vale lembrar, se você perceber que algo de estranho está acontecendo em seu corpo, algum tipo de inflamação como a que descrevemos em lugares mais específicos já citados, o melhor a se fazer, é procurar a ajuda de um médico, para que nenhum procedimento seja feito errado e a situação se torne pior.

O Tratamento

Limpe a região em volta do furúnculo com uma solução desinfectante, por duas a três vezes ao dia. Aplicar compressas quentes e úmidas com água com sal no local da ferida. Nunca esprema, nem fure o furúnculo, principalmente se ele for no rosto ou próximo ao ouvido, pois a infecção pode se propagar pela corrente sanguínea podendo causar graves consequências. Evitar mexer no pus eliminado pelo furúnculo, caso mexa sem querer, deverá lavar as mãos com água e sabão. Ao perceber qualquer tipo de melhora, procure um médico para que possa ser feito tratamento com antibióticos. Nos casos mais complexos, pode ser feita uma drenagem.

Observação: Caso os furúnculos sejam muito doloridos, ou inflamados, procure orientação de um dermatologista. Este tipo de infecção não sendo tratado devidamente, poderá levar as mais sérias complicações, entre elas, o risco das bactérias que podem atingirem os ossos ou a circulação sanguínea, podendo ser fatal.

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading ... Loading ...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2014. Todos os direitos reservados