Sem dúvidas cicatrizes são algo que muitas vezes incomodam bastante, muitas pessoas que tem cicatrizes seja de uma queda, acidente, acnes ou algum procedimento cirúrgico. Atualmente existem diversos tratamentos bastante potentes para ajudar a minimizar as marcas de cicatrizes, veja: Cicatrizes Geralmente são as marcas no rosto que incomodam mais, […]

Dicas de Como Clarear e Diminuir o Tamanho da Cicatriz

“Atualmente existem diversos tratamentos muito eficazes para ajudar a minimizar e clarear cicatrizes” Foto: (Divulgação).

Sem dúvidas cicatrizes são algo que muitas vezes incomodam bastante, muitas pessoas que tem cicatrizes seja de uma queda, acidente, acnes ou algum procedimento cirúrgico. Atualmente existem diversos tratamentos bastante potentes para ajudar a minimizar as marcas de cicatrizes, veja:

Cicatrizes

Geralmente são as marcas no rosto que incomodam mais, porém a pele dessa região tende a cicatrizar com mais facilidade do que o restante do corpo. Quelóides e manchas mais escuras, na maioria das vezes, são formadas por causa da tendência genética e do tom de pele (quanto mais escuro, mais melanina e mais probabilidade de manchar).

Tratamentos

As técnicas de tratamento variam de acordo com o tipo da cicatriz. Se ela for apenas avermelhada e um pouco alta, cremes ou placas de silicone podem ser boas opções, segundo a médica.

Se a cicatriz for muito alta (quelóide), podem ser necessárias sessões de infiltração com triamcinolona (corticóide injetável) ou betaterapia (espécie de radioterapia para tratar quelóide). O laser Starlux fracionado de 1540 nm pode ser útil para melhorar a qualidade de cicatriz e proporcionar um clareamento nela. “O laser Starlux, ao ser aplicado na cicatriz, promove uma remodelação do colágeno dela, trazendo melhora na textura e um clareamento”, segundo a dermatologista Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em casos que a cicatriz  afunda levemente a pele, o preenchimento é a técnica que oferece resultados melhores. Ele pode ser feito com ácido hialurônico ou com gordura do próprio paciente e, de acordo com a dermatologista, oferece resultados bastante satisfatórios. “O procedimento com ácido é mais seguro e termina com menos sessões do que as aplicações de gordura”, afirma Carla Albuquerque. A dor também é menor com o ácido, que vem pronto para injetar. Já a gordura precisa ser retirada (normalmente, da área lateral do joelho). Tanto o ácido hialurônico como a gordura são reabsorvidos cerca de um ano depois da aplicação e precisam ser injetados novamente.

Dermabrasão

Cicatrizes da acne, tatuagem, cicatrizes cirúrgicas, rugas e cicatrizes de catapora podem ser corrigidas com dermabrasão, método de tratamento que consiste em abrasar ou lixar as camadas superficiais da pele. A dermabrasão pode ser feita manualmente, com lixas, ou com aparelhos elétricos sob anestesia local”, diz a dermatologista.

Poderão ser necessárias diversas sessões e o procedimento não é recomendado na pele negra, que forma quelóides mais facilmente. Durante o tratamento e três meses após o fim dele, o sol deve ser evitado como prevenção às manchas escuras que podem se formar no lugar da cicatriz (como o tecido cutâneo é novo, a atividade dos melanócitos é mais intensa).

Cosméticos

Os tratamentos à base de  cosméticos, geralmente, são usados para melhorar a textura das marcas (é o caso dos cremes com óleo de rosa mosqueta). Mas são raros os casos em que eles bastam: o uso de laser e de infiltrações de corticóides é alternativa bastante comum para diminuir o relevo, por exemplo. O tratamento com corticóides é especialmente indicado para pacientes com tendência à formação de quelóides (as drogas amenizam a coceira e a aparência elevada que estas marcas apresentam).

Cicatriz Cirúrgica

- Em cicatrizes cirúrgicas, é recomendado esperar, pelo menos, três meses para iniciar algum tratamento para clarear, pois geralmente ela tende a clarear naturalmente (desde que você não exponha a pele ao sol neste período).

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (Avalie)
Loading ... Loading ...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2014. Todos os direitos reservados