Hoje em dia, as pessoas sempre buscam pelo que há de melhor em relação as informações sobre tudo o que há, e por falar nisso, você já sabe como proceder numa demissão indireta? Se ainda não sabe, confira as informações que iremos mostrar aqui. Com tantas empresas que existem, muitos […]

COMO FUNCIONA E COMO PROCEDER COM A DEMISSÃO INDIRETA - O QUE É

Foto Divulgação: (Demissão Indireta).

Hoje em dia, as pessoas sempre buscam pelo que há de melhor em relação as informações sobre tudo o que há, e por falar nisso, você já sabe como proceder numa demissão indireta?

Se ainda não sabe, confira as informações que iremos mostrar aqui. Com tantas empresas que existem, muitos funcionários que se tornam ex-colaboradores, nem sempre são mandados embora por parte da empresa, eles próprios é quem pedem as contas.

É ruim quando se quer sair de uma empresa e o chefe não quer mandar embora, mas por outro lado, há também uma situação ruim em que milhares de pessoas já passaram quando o funcionário se vê forçado a se demitir, e isso ocorre mesmo, a todos os dias em São Paulo e no Brasil, por fim, saiba o que é e como fazer para ter uma demissão indireta.

A Demissão Indireta

Para não arcar com muitos custos na rescisão como férias, décimo terceiro, dias trabalhados, FGTS,  a multa rescisória e o proporcional em cima desses valores, os empregadores estão utilizando desse método. No caso dos funcionários que se demitem, esses valores são bem inferiores, pois com seu pedido de demissão, automaticamente perde o direito de receber vários direitos em dinheiro, incluindo o seguro desemprego.

Obviamente que neste caso a vantagem é do empregador, o que o  leva muitas vezes a pressionar os empregados a pedir demissão. Para vencer o funcionário pelo cansaço, na maioria dos casos, a empresa usa de meios que desrespeita a leis trabalhistas do país. Atraso de salário, ofensas, exclusão de tarefas entre outras situações dão direito ao trabalhador abrir um processo contra o empregador, uma vez que por lei, todo trabalhador tem o direito de ser respeitado em seu ambiente de trabalho.

Nos casos de funcionários que recorrem a justiça para rever seus direitos, o empregador não pode demitir o mesmo. Neste caso o empregado deve manter sua rotina de trabalho normalmente até que tenha uma conclusão de seu processo jurídico. Vale ressaltar que o trabalhador deve possuir provas do desrespeito que acusa a empresa, para que a justiça dê o caso como concluído. Caso o empregado abandonar o emprego durante o processo aberto por ele, a empresa tem o direito de fazer a demissão como justa causa, porém se a demissão do empregado for feita pela justiça, a demissão será indireta, o que é vantajoso ao trabalhador.

Quando o Empregado pode Solicitar a Justiça  o Pedido Demissão Indireta

  • – No caso de morte do empregador ou da empresa;
  • – Quando o empregador força o trabalhador a trabalhar mais do que as horas determinadas por lei sem pagar como hora extra;
  • – Reduzir o trabalho do funcionário de modo que diminua seu salário;
  • – Quando o empregador trata o empregado com autoritariamente e com rigor em excesso;
  • – Quando ocorre alguma agressão verbal e até mesmo física;
  • – Quando o empregador ferir a honra do trabalhador ou de sua família;
  • – Quando o trabalhador é exposto a trabalhos insalubres sem equipamentos de segurança.

Caso esteja nesta situação, ou conheça alguém que esteja vivendo isso, procure o Ministério do Trabalho e Emprego, ao Sindicato, ou um advogado para maiores detalhes de como proceder.

 

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2017. Todos os direitos reservados