Intenção de Gravame é uma restrição feita pela instituição financeira, esta restrição se encontra presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo(CRLV), muitas pessoas não sabem exatamente o que é gravame de veículos e como tirar gravame, veja tudo nesse artigo, e esclareça algumas de suas dúvidas sobre gravame […]

Gravame de Veículos - O que é, Como Tirar Gravame

“É de responabilidade da instituição financeira dar baixa no gravame após a quitação do veículo” Foto:(Divulgação).

Intenção de Gravame é uma restrição feita pela instituição financeira, esta restrição se encontra presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo(CRLV), muitas pessoas não sabem exatamente o que é gravame de veículos e como tirar gravame, veja tudo nesse artigo, e esclareça algumas de suas dúvidas sobre gravame de veículos.

O que é Gravame?

Gravame de veículo é o registro de alienação de um veículo a uma instituição financeira. Até pouco tempo atrás, era usado o termo “alienado” para indicar que havia uma dívida em favor de um consórcio, financeira ou leasing.

Gravame é a quitação de débito do valor do veículo com finaceira com consequente normalização do nome no DETRAN.

Atualmente os DETRANS passaram a usar nos procedimentos de registro e transferência de veículos. “inclusão de gravame” quando o veículo possui dívida, e “baixa de gravame” quando a mesma é quitada.

Baixa de Gravame

Quando realizada a operação de financiamento de um veículo, o bem dado em garantia deve ser alienado a financeira. Para isso, é realizada a inclusão do gravame no órgão de trânsito indicando a alienação  para a empresa que realizou a operação de crédito. Após a quitação do contrato o cliente deverá solicitar a baixa de gravame na financeira onde o veículo se encontra alienado. Permitindo, assim, sua negociação caso desejado.
A baixa do gravame junto ao Detran é de responsabilidade da Instituição financeira, assim sendo emita um certidão que comprava a quitação do contrato gerado no ato na compra.

Depois de dar baixa no gravame, o veículo passa a ser do proprietário pois ele já terminou de pagar e não deve mais nada para a financeira.

 

 

 

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2014. Todos os direitos reservados