Chamada de Fito fotodermatose, para quem não sabe, este é um problema muito comum e que ocorre com aquelas pessoas que extrapolam co combinar sol com frutas cítricas como o limão, causando as vezes, graves queimaduras na pele. Muita Atenção! Você pode não saber o que significa Fito fotodermatose, mas […]

Como Tratar Queimadura de Limão no Sol

Foto: Divulgação.

Chamada de Fito fotodermatose, para quem não sabe, este é um problema muito comum e que ocorre com aquelas pessoas que extrapolam co combinar sol com frutas cítricas como o limão, causando as vezes, graves queimaduras na pele.

Muita Atenção!

Você pode não saber o que significa Fito fotodermatose, mas sem dúvidas conhece aquele problema de machas na pele ou mesmo uma queimadura de segundo grau.

A Fito fotodermatose como explica a dermatologista é o termo médico para a inflamação da pele provocada pela reação de compostos chamados furo cumarínicos à radiação solar, ou seja, quando a pessoa em alguns momentos, até mesmo de distração, ao estar exposta ao sol, pega em alguma fruta e depois tem contato com a pele, isso é o que causa este problema, ou melhor, faz com que a pele fique irritada a ponto de queimar e deixar sequelas ruins, deixando até marcas.

Este problema de combinação do sol com a pele pelo contato cítrico, é algo que está presente na casca de frutas como o limão e laranja e em frutos não maduros como morangos e figos, entre outros vegetais. Quanto ao aparecimento da Fito fotodermatose, é o seguinte, pode acontecer com apenas um descuido, isso pode acontecer em locais onde o limão respingou, sob a forma de manchas; ou até um aspecto “escorrido”, como por exemplo, em crianças, após tomar picolés ou sorvetes de limão na praia.

A substância gera uma irritação que se manifesta pelo aumento de pigmentação no local de contato, levando às manchas, e mais, não só manchada, mas se você não cuidar de maneira correta, passar qualquer coisa que te indicarem, sem dúvidas o problema de queimadura de limão em sua pela, sem dúvidas irá deixar claro que o sol ajudou, e muito.

Cuidados

A melhor época do ano para tirar manchas é no outono-inverno, quando o sol é mais fraco. O melhor para se evitar o problema, é procurando não manusear frutas cítricas sob o sol, caso precise, fazê-lo, use luvas ou espremedor, e após o uso, lave bem as mãos, com água e sabão.” 

Muito cuidado com aquela caipirinha na praia, se caso se empolgar ao espremer o limão sobre o peixe, isso também pode ser motivo para passar no rosto, na perna ou até mesmo nas costas de seu filho, parente, amigo ou namorado(a). Nada de arrancar as bolhas ou utilizar procedimentos caseiros, procure um médico.

Como Prevenir o Problema

  • - Evite fazer (ou beber) limonadas, sucos de frutas, picolés, caipirinhas ao se expor ao sol.
  • - Lave bem as mãos sempre que manipular frutas cítricas sob o sol.
  • - Lave o rosto, em volta da boca.
  • - Perfumes podem provocar uma reação semelhante: não use perfumes antes de se expor ao sol.
  • - Use bloqueador solar no local afetado.
  • - Não use bronzeadores caseiros, em especial aqueles que são feitos à base das folhas do figo. São perigosos e podem ocasionar queimaduras graves.

Fonte: www.diariodopara.com.br

 

 

 

 

 

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading ... Loading ...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2014. Todos os direitos reservados