Os dispositivos móveis estão cada vez mais úteis quando o assunto é facilitar a vida do usuário comum.

Declaração de Imposto de Renda ao alcance das pontas dos dedos. (Foto: Divulgação)

Declaração de Imposto de Renda ao alcance das pontas dos dedos. (Foto: Divulgação)

Mais uma novidade para facilitar a vida do contribuinte. Foi anunciado nessa segunda-feira (1°) que já é possível fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoas Física (IRPF) através do celular, smartphone e tablet, ou seja, mais mobilidade para os adeptos das novas tecnologias.

De acordo com a Receita Federal, ao entrar no aplicativo o usuário deverá preencher o formulário com os dados solicitados e enviá-lo de onde estiver. Mas também alerta que ainda existem algumas limitações que serão solucionadas ao longo do tempo para que fique cada dia melhor.

Entre as limitações estão: profissionais liberais, pessoas que tiveram lucro por meio de transferência de bens, lucros ou dividendos vindos de fora do Brasil ou fruto de doações e herança não poderão utilizar a novidade que possibilita realizar a declaração do Imposto de Renda utilizando os dispositivos móveis.

Melhorias ao Longo do Tempo

Espera-se que a facilitação o longo do tempo posso atender mais contribuintes que por enquanto terão que aguardar até que tudo funcione com perfeição. Por enquanto, a ideia segundo declarações do secretária da Receita Federal é que as declarações mais simples possam ser feitas dessa forma.

Para se ter uma noção é importante apresentar o seguintes números: cinco milhões de pessoas poderão fazer uso do serviço móvel.

Como Funciona

O sistema está altamente facilitado para o uso de qualquer pessoa. Ao inserir o número de CPF, por exemplo, o aplicativo resgatará o nome do portador do documento e preencherá automaticamente outros dados, assim o tempo para concluir a declaração do Imposto de Renda pelo celular será bastante rápido.

Existem diferenças conforme o sistema operacional utilizado por cada contribuinte. Quem usar o IOS deverá seguir todo o passo a passo até que a opção salvar possa ser visualizada e clicada, atenção, pois a declaração não é salva automaticamente.

Os usuários do Android podem ficar mais tranquilos quanto a esse quesito, isso porque nesse caso o salvamento ocorre de forma automática.

Lembre-se: Para fazer sua declaração você tem até o dia 30 de abril de 2013.

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2017. Todos os direitos reservados