Muitos pensam que os termos não apresentam diferença, mas é na prática que vamos entender que sim, elas existem.

Os termos são bastante parecidos, mas o conceito de socialismo e comunismo são diferentes. (Foto: Divulgação)

Os termos são bastante parecidos, mas o conceito de socialismo e comunismo são diferentes (Foto: Divulgação).

Distinguir a diferença entre socialismo e comunismo pode ser uma tarefa não muito simples, isso porque os dois termos durante o século XX eram usados com o mesmo sentido.

Porém, estudiosos ao longo do tempo foram esclarecendo esse fator e até mesmo nos livros didáticos o que fica claro e é válido afirmar é que o socialismo é uma etapa que aconteceu quando o mundo transitava do capitalismo para o comunismo.

Socialismo

No socialismo a ideia era ter um Estado em que os meios de produção fossem socializados, pois o que mais causava problemas para a sociedade eram as desigualdades sociais da época.

Desaparecer com as propriedades privadas era a solução, assim o governo seria responsável por dar subsidio para todo o cidadão no que diz respeito à alimentação, moradia e tantas outras necessidades.

A obrigação dos governantes seria fazer com que o sistema capitalista nunca mais se reestabelecesse em favor dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

Comunismo

No comunismo o papo de classes sócias é abolido, não existe Estado, tampouco propriedades privadas. Nesse regime, que por sinal nunca existiu em país algum, quem toma as decisões políticas é a democracia operária.

China e Cuba, os dois países que se dizem ser comunistas apenas seguem os pensamentos marxistas, mas estão longe de atingir o modelo pensado como ideal para qualquer nação.

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (Avalie)
Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2017. Todos os direitos reservados