Leia o artigo que preparamos a seguir e saiba detalhes sobre a fibrose cística.

O QUE É FIBROSE CÍSTICA - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Foto Divulgação: (Fibrose Cística).

Independente da doença que exista, pra todos os casos, sem dúvidas, há suas causas, e por falar nisso, muitos não devem conhecer, mas saiba você que existe algo que se chama fibrose cística, uma doença que também é conhecida como fibrose quística ou mucoviscidose.

O que é Fibrose Cística

Esta é uma doença genética autossômica e que não está ligada ao cromossomo X, ou seja, é também recessiva e se caracteriza por um distúrbio nas secreções das glândulas exócrinas.

De acordo com informações, esta doença tem sua incidência que varia de acordo com cada etnia, e detalhe, é algo que há uma grande variedade de casos nos Estados Unidos, e seus estudos estatísticos fornecem dados comparativos.

A fibrose cística acomete em maior porcentagem indivíduos que sejam da cor branca, e detalhe, a doença pode levar a óbito 1 em cada 2500 bebês da raça branca e 1 em cada 17000 da raça negra, enquanto que entre os indivíduos asiáticos, é rara.

Sintomas

  • Os bebês não tem nenhuma evacuação nas primeiras 24-48 horas;
  • Dificuldade para ganhar peso quando pequenos;
  • A criança tem o crescimento retardado, sua pele é salgada;
  • Perda de peso;
  • Dor no abdômen;
  • Falta de apetite e náusea;
  • Inchaço do abdômen pelo aumento de gases, dentre outros mais.

Causas

As principais causas da fibrose cística (FC) ocorrem devido a um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente que é denso e pegajoso e se chama muco, este tipo de muco se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e na parte dos pâncreas, do órgão que ajuda a decompor e absorver o alimento;

A coleta de muco pegajoso se resulta em infecções pulmonares e que colocam a vida da pessoa em risco, sem contar os problemas digestivos que podem ser graves, e por fim, a doença também pode afetar as glândulas sudoríparas e o sistema reprodutivo masculino.

Tratamento

O tratamento visa solucionar os sintomas e as deficiências que são causadas pela doença, o uso de enzimas pancreáticas e adaptação da alimentação também ajudam na digestão.

Quanto aos problemas que estão relacionados ao aparelho respiratório, são utilizados antibióticos nos casos de infecção ou até mesmo de forma preventiva.

De acordo com pesquisas, os broncodilatadores também podem aliviar a falta de ar que pode acometer algumas pessoas com fibrose cística. Para saber mais informações, acesse o site (www.infoescola.com).

Fonte: Info Escola

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2017. Todos os direitos reservados