O procedimento para a aposentadoria por por invalidez deve ser realizado a cada dois anos, isso para que seja comprovada a incapacidade do trabalhador.

A aposentadoria por invalidez é concedida em caso de doenças ou acidentes permanentes. (Foto: Divulgação)

A aposentadoria por invalidez é concedida em caso de doenças ou acidentes permanentes. (Foto: Divulgação)

O trabalhador que contribui com o INSS garante a si mesmo o direito de desfrutar de uma aposentadoria digna quando a terceira idade chega. Uns a recebem por tempo de serviço, outros antes mesmo desse período necessitam recebê-la, como é o caso dos que se aposentam por invalidez.

O intuito do Note Aqui é informar a você, leitor o que é necessário para ter uma aposentadoria por invalidez, ou seja, quais são os requisitos exigidos e que dão direito ao inválido.

Primeiro, é importante ressaltar em que condições o indivíduo é considerado inapto para desenvolver suas atividades profissionais: em casos de doenças permanentes, acidentes irreversíveis, entre outras situações que serão analisadas por um perito.

A Perícia do INSS

Para ter concedido o benefício é obrigatório que o paciente se submeta a uma análise feita pelo profissional capacitado da Previdência Social, que recebe o nome de perícia médica. Ele é quem irá ou não atestar a real necessidade de aposentar alguém por invalidez.

Esse procedimento deve ser realizado a cada dois anos, isso para que seja comprovada a incapacidade do trabalhador. Sem esse atestado o INSS pode cortar a renda do aposentado.

Quem Tem Direito a Aposentadoria por Invalidez

Aquele que contribuir para a Previdência durante, no mínimo, 12 meses mas atente-se, a carência é válida somente para os que desfrutarão do benefício em caso de doença. Quando acidentado esse prazo não é exigido.

Onde Buscar o Benefício

Existem três diferentes maneiras de requerer a aposentadoria por invalidez:

  1. Através do site: http://www.previdencia.gov.br/;
  2. Pelo telefone: 135;
  3. Visitando a agência da Previdência Social mais próxima da sua residência.
PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2017. Todos os direitos reservados