O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári, é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação na terra de Jah (Deus). O movimento surgiu na Jamaica em meio os camponeses afrodescendentes, que tinham Hailê Selassiê como fruto de profecias bíblicas, e pelos títulos que […]

O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári, é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação na terra de Jah (Deus).

O movimento surgiu na Jamaica em meio os camponeses afrodescendentes, que tinham Hailê Selassiê como fruto de profecias bíblicas, e pelos títulos que a Igreja Ortodoxa Etíope atribui a ele tais como, Reis dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judá. Títulos que na verdade são dados ao verdadeiro representante de Deus na Terra, Jesus Cristo.

Costumes

Os adeptos do movimento rastafari, são vegetarianos os rastas não comem nada de origem animal (nem ovo, leite e derivados).. segundo eles, carne e alimentos de origem animal contaminam o corpo, pois animais são mortos de maneira violenta. O Rastafarismo impõe algumas normas aos seus seguidores, como não tatuar a pele nem cortar a própria carne (para colocar um piercing por exemplo), não escovar o cabelo nem cortá-lo.

Costumam viver longe dos centros urbanos, grande parte dos rastas vivem em comunidades rurais onde plantam tudo o que comem e vivendo de maneira simples e humilde. O uso da cannabis ativa (maconha ) segundo eles, não é algo ruim, porque eles a utilizam para estar em sintonia com Jah, em uma especie de sintonia espiritual.

Os rastas são muito ligados as raízes africanas, tanto que as cores características do movimento rastafari são vermelho (que representa o sangue dos martires africanos mortos) o dourado (que representa as riquezas africanas) e o verde (que representa a vegetação), cores que compõe também a bandeira da Etiópia.

Para se sintonizar com Jah, também fazem uso de dreadlocks, (os cabelos emaranhados), espécie de canudos formados com o próprio cabelo, que simbolizam a união com Jah) que eles tem como se fosse uma  parte do corpo, segundo eles os dreads funcionam como antenas. O movimento rastafari ficou conhecido no mundo através da musica o reggae, que para os rastas é um som divino feito exatamente para  divulgar a mensagem de Jah. Sua ideologia foi muito difundida através das letras das músicas de Bob Marley.

Enfim, para os rastas paz e união são os princípios básicos, segundo eles o Rastafarismo dá esperança e acalento às pessoas que sofrem com a solidão, a miséria e a opressão, pois segundo essa doutrina Jah está prestes a voltar para libertar todos que Nele crêem, para morar no paraíso.

Assista a um vídeo documentário

Fotos

Fotos: Divulgação.

PéssimoRuimRazoávelBomÓtimo (1 Votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...Loading...

Veja Mais Notícias

 
 
 
 
Noteaqui.com © 2010-2014. Todos os direitos reservados