mindfulness

O que é Atenção Plena?

A Atenção Plena é a maneira de entender uma filosofia de vida bastante explorada no oriente através do Budismo. Popularmente conhecida como Mindfulness, a Atenção Plena consta de um propósito genuíno ao conectar quem a prática a um estado de consciência do momento presente.

Por isso, nesse artigo vamos entender um pouco mais o que é a Atenção Plena, os seus benefícios e também como praticá-la. Desde o seu apogeu na medicina ocidental, os efeitos positivos na saúde mental vem sendo estudado por diversos cientistas sociais, psicólogos e neurocientistas. Mas então, o que é Atenção Plena?

Atenção Plena

O hipocampo, uma região do cérebro é a responsável por processar a memória de curto prazo e que ao longo do tempo pode vir a ser armazenada em outras regiões do cérebro. Nesse contexto, apesar de o nosso cérebro ser capaz de processar uma enorme capacidade de estímulos, nós somos capazes de perceber aquilo na qual colocamos a nossa atenção.

Quantas vezes você já se pegou relendo um parágrafo de um livro sem sequer lembrar sobre aquilo que você acabou de ler? Esse é o maior exemplo da importância da atenção no processo de aprendizagem e na construção da memória. Nesse contexto, no Budismo, a Atenção Plena faz parte de uma das Quatro Nobres Verdades, já que é a responsável por trazer essa noção de consciência plena.

Na cultura ocidental, ela foi reformulada através do neologismo Mindfulness. Sendo também uma maneira de encontrar o equilíbrio racional através da meditação e do reconhecimento do momento presente. Porém, essas duas terminologias se distanciam em suas práticas e crenças ideológicas, apesar de tratarem do mesmo argumento.

Benefícios da Atenção Plena?

O estado de atenção não funciona como uma função psíquica autônoma, mas faz parte integral da consciência. Por isso, é possível direcionar a concentração mental para determinado objetivo ou atividade em questão. Embora existam disparidades cognitivas que dificultam ou atrasam esse processo, concentrar-se em uma atividade demandará de um certo tipo de prática e constância. Já em casos mais severos, como os relacionados aos espectros da depressão, do Transtorno de deficit de atenção e Hiperatividade e outros transtornos mentais, será necessária a intervenção médica e psicoterapêutica.

concentração

Como todas as outras habilidades cognitivas que podemos desenvolver ao longo de nossas vidas, a Atenção Plena não poderia ser diferente. Ela funciona como uma espécie de filtro que harmoniza e organiza o fluxo dos pensamentos. Através dela podemos construir memórias com mais facilidade, além de melhorar o processo de aprendizagem.

Meditação

A meditação já comprou ser uma ferramenta eficaz contra uma série de sintomas, tais como: o estresse, a ansiedade e a depressão. Mas você sabe por que a meditação é tão eficiente? Sim, na meditação trabalhamos todos os aspectos da Atenção Plena, direcionando os pensamentos a nosso favor.

atenção plena

Assim, a meditação é uma das melhores maneiras para treinar esse estado de atenção e que ele esteja presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Desse modo, meditar não significa esvaziar a mente de pensamentos, mas apenas aceitar aqueles que sejam positivos e que promovam um estado de bem-estar genuíno.