nazare surf

Surf: Nazaré e suas ondas incríveis para praticar este esporte

Localizado a pouco mais de uma centena de quilómetros a norte de Lisboa, a capital de país, a pequena aldeia costeira de Nazaré, provavelmente, passar despercebida por muitos, se não para o grande segredo que mantém para esse presente envenenado que o mar faz quase todos os dias: as ondas gigantescas que vão quebrar na areia. Tem havido muitos que morreram em Nazaré devido a esta onda gigantesca, mas agora essa mesma maldição trouxe algo de bom para a aldeia: centenas e centenas de surfistas extremos olhando para ver se o fama de ondas tão grandes que o lugar é verdadeiro. E cara, eles descobrem isso.

Na última década, Nazaré tornou-se um dos destinos mais populares do mundo para os surfistas, especialmente para aqueles que procuram as situações mais extremas. Surfistas profissionais aposentado surfistas experientes, aqueles que têm enfrentado as maiores ondas nos Oceanos Pacífico e Índico, têm encontrado agora uma nova oportunidade de desfrutar o que eles amam na costa do Atlântico Português. E, claro, eles têm atraído um monte de turismo, que está se beneficiando Nazaré, cujos habitantes não estavam acostumados a ver mais pessoas na praia no inverno.

surf nazare

A meca do surf extremo

Poderíamos dizer que pequena cidade costeira de Nazaré tornou-se a Meca da surf extremo, não só em Portugal, mas em toda a Europa, um dos destinos do tipo mais proeminente em todo o mundo. Mesmo aqueles surfistas que tenham viajado ao redor do mundo e sempre preferiu ficar na costa da Califórnia e no Havaí para montar essas ondas enormes a que estavam acostumados. Nem ele entrou em sua cabeça para vir a olhar para a Península Ibérica, mas era a chamada para um daqueles surfistas que mudou tudo.

Em 2010, Garrett McNamara finalmente aceite o pedido de um grupo local de atletas aquáticos para testar as águas de Nazaré e Montara, garantindo que você nunca teria visto nada parecido. O surfista, um veterano profissional com vários campeonatos do mundo atrás dele, chegou com pouca confiança para a cidade, mas ficou encantado com as ondas incríveis quebrando na praia. Meses mais tarde conseguiu colocar o nome de Nazaré em todos jornais pulverizando o recorde mundial da maior onda já surfada, um dos mais de 24 metros.

Por que a majestade dessas ondas?

As correntes especiais que ocorrem na costa da Nazaré são a causa desta onda impressionante e espectacular que, como dissemos, já conduziu a vida de muitos pescadores. Na população, de fato, temia-se a essa praia, especialmente durante o inverno, quando as rajadas de vento são muito mais fortes. A praia estava em um estado completamente selvagem, mas um grupo de amantes corajosos de esportes aquáticos da população decidiu, quase duas décadas atrás, para começar a tentar a sorte com diferentes esportes, como bodysurfing ou surfar. Não demorou muito para alcançar algum impacto na região.

nazare

Tradição e esporte são misturados no mesmo lugar

A Nazaré é uma cidade muito pequena com apenas 10.000 habitantes e tudo isto tornou-se um centro mundial de surf extremo como um verdadeiro marco. Muitas famílias vivem do mar, da pesca e assim por diante, e sabem o quão perigosas essas ondas podem se tornar. Mesmo em sonhos, teria ocorrido a elas que elas poderiam se tornar a razão pela qual muitos turistas eles gostariam de visitar sua pequena vila de pescadores. A tradição da cidade litorânea e o esporte misturam-se agora nas praias, mas também nos restaurantes, nos bares e nos hotéis, que estão tendo muito mais afluência nestes tempos.

Como Nazaré ficou famosa na comunidade do surf?

Quando o McNamara conseguiu domar aquela gigantesca onda de 24 metros, quebrando o recorde mundial, Nazaré tornou-se um lugar para os surfistas. O havaiano era uma estrela, um cara muito experiente que tinha conseguido algo incrível, e tinha feito isso em um canto remoto de Portugal. O próprio surfista reconhece que no começo ele achou difícil localizar o país em um mapa. Agora, todos os grandes surfistas e entusiastas do surf sabem muito bem onde é a Nazaré.

A cidade cresceu muito neste sentido e enquanto apenas dez anos atrás, os surfistas eram vistos como pessoas sem trocas ou benefícios dos quais eles saíam do trabalho, os habitantes da Nazaré conseguiram entender as grandes negócios que você tem em mãos e como você pode aproveitar esse recife das ondas em frente à sua praia, com muito turismo e atraindo surfistas de todo o mundo para um lugar que se tornou um centro espetacular para a prática de esportes aquáticos extremos.